Por que Aparece o Percevejo de Cama em Nossa Casa?
Uma diminuição na produção de ovos, aves depenadas e feridas ou redução da capacidade reprodutiva são algumas das possíveis consequências das infestações por percevejos (Cimex lectularius) nas explorações avícolas. Este é um problema complexo de controlo de pragas, dadas as características deste tipo de instalações e as limitações na utilização de insecticidas.
Os percevejos-cama estão chamando a atenção dos controladores de pragas devido ao seu reaparecimento em ambientes habitados por humanos, tais como hotéis, escolas ou casas, também podem representar um problema grave em ambientes habitados por animais, tais como explorações avícolas.
Estes insectos, que se alimentam exclusivamente de sangue, têm os humanos como seu principal hospedeiro mas podem também alimentar-se de galinhas, outras aves e mamíferos se lhes for dada a oportunidade.
Alguns artigos descrevem as consequências das infestações por percevejos de cama (Cimex lectularius) em explorações de criação de estrumes e de frangos de carne, e as sérias dificuldades de um tratamento eficaz em tais ambientes.
Como os Percevejos se Espalham?
Os percevejos são extremamente eficientes na dispersão passiva; escondem-se na bagagem, vestuário, mobiliário, etc. e são transportados para novos ambientes, onde se reproduzem. Podem chegar facilmente a um colchão, sob a forma de ovos, ninfas ou adultos, introduzidos em gaiolas, vestuário, malas..
Por isso devemos sempre estar em dia com a dedetização de percevejo e sempre que viajarmos, limpar bem as malas antes de guardar, verificando se a mesma não está infestada de percevejo.
Os Percevejos podem se Reproduzir a cada 16 dias
O ciclo de vida do Cimex lectularius consiste em ovos, cinco fases de ninfa e adultos. Cada fase das ninfas requer uma refeição de sangue para se desenvolver na fase seguinte, e a duração de cada fase depende da temperatura e da disponibilidade de sangue.
Numa exploração avícola, uma vez que os animais têm um fornecimento de sangue facilmente disponível, a temperatura é geralmente o fator determinante.
Na temperatura de 27°C o intervalo entre as fases da ninfa é de cerca de 4 dias. Assim, o ciclo completo do ovo ao adulto requer cerca de um mês. Dado o número de ovos que uma fêmea pode produzir em condições favoráveis, a população de percevejos de cama pode duplicar a cada 16 dias.
Tanto as ninfas como os adultos podem sobreviver vários meses sem se alimentarem de sangue, tornando muito fácil para uma infestação de percevejos de cama sobreviver ao tempo, aguardando que tenha alimento para voltarem a se reproduzir e completar seu ciclo reprodutivo.
Os Percevejos – Dificuldade de Controle e Fácil Abrigo
A dificuldade de tratar infestações por percevejos é marcada pela elevada resistência dos percevejos aos insecticidas e pelo número limitado de produtos.
Outro aspecto chave que torna o tratamento difícil é o hábito dos percevejos esconderem-se em fendas e frestas, que podem facilmente encontrar em qualquer ambiente doméstico.
Após limpeza e desinfecção, um insecticida com boa atividade residual pode ser aplicado em fendas, ninhos, buracos e outros locais que abrigam percevejos. Vapor quente e aspiração, são boa alternativa para melhorar o controle.
A produção Agrícola sofre com os Percevejos
Infestações graves de percevejos nas explorações agrícolas podem levar à perda excessiva de penas, irritações cloacais, lesões mamárias e nas pernas e, em casos extremos, anemia. Devido ao stress sobre os animais, a produção pode sofrer sob a forma de redução da postura dos ovos, redução da fertilidade e/ou redução da eclodibilidade dos ovos.
Após o tratamento, a vigilância é essencial uma vez que os esconderijos para os percevejos são muitos e a erradicação total é difícil.
Offpragas Dedetizadora – Especializada em Percevejos de Cama
Contrate a Offpragas Dedetizadora e tenha o melhor serviço de dedetização para percevejos do mercado.
Utilizamos modernos inseticidas e técnicas únicas e exclusivas do mercado, garantido o efetivo controle e eliminação dessa praga tão “irritante” para os humanos.